domingo, 15 de janeiro de 2012

Ócio Criativo - Passeio entre livros


Nem leitores eletrônicos, nem a facilidade de compra pela internet dispensam o prazer de ir a livraria. Concorda? Então veja nosso roteiro de endereços mais charmosos do rio para curtir esse programaço!

      "Já dizia o poeta e crítico espanhol Luis García Montero: ''A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros...é um ritual que importa até a época do ano." Algumas livrarias no Brasil captaram essa necessidade de 'entrar no clima' e criaram ambientes que incluem sofazinho gostoso, tapete macio e cheiro de café goumert. Numa época em que livros podem ser eletrônicos elas viraram um recanto para namorar uma boa obra, folhear sem pressa, ler a vontade, esquecer da vida e, quem sabe, comprar  livros!
     RIO DE JANEIRO: 
Em plena Avenida Rio Branco, no coração da cidade, no fim de uma rampa espiralada está a livraria Leonardo da Vinci (um paraíso). Ali é possível ficar horas sem ser incomodado, a não ser pelos vendedores que oferecem obras que ali estão além de outros mimos.
Na Zona Sul a parada obrigatória é Ipanema. Umas das livrarias Travessa no Brasil está ali, com um café capaz de saciar qualquer fome e com um atendimento impecável! E se sobrar apetite por livros no fim da Avenida está a badalada Argumento. Cenário de Manoel Carlos, a livraria tem um excelente acervo e um café severino impecável! "

    CAMPOS DOS GOYTACAZES: 
Em Campos dos Goytacazes, nossa cidade, não há livrarias desse tipo. O que é um absurdo para uma cidade deste porte. Mas, com todas as dificuldades, fizemos um roteiro de requinte cultural para você:
Logo na badalada Avenida Pelinca, encontramos a livraria Honey Book. Com os mais diversos gostos e best-selers você ainda pode sentar do lado de fora em algum restaurante do Centro de Compras, onde a livraria se localiza.  Ainda ali, há a livraria Espirita com um bom atendimento.
Um pouco mais pra frente temos a biblioteca municipal no Palácio da Cultura. Com um excelente acervo literário, e um local sossegado a biblioteca ainda conta com um café literário promovido pela prefeitura.
Um programa bem bacana seria o Horto Municipal. Aberto de 09h às 17h, você pode ir lá apreciar um bom livro numa bela paisagem do jardim, além de poder fazer um piquenique!
Horto Municipal

DICA DE LIVROS:
• As Esganadas - Jô Soares (Ed. Cia das Letras)
• Um Dia -  David Nicholls (Ed. Intrínsec)
• Privataria Tucana - Amaury Ribeiro (Ed. Geração Editorial)
• Steve Jobs -  Waalter I. ( Ed.  Cia das Letras)
• Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis - Augusto Cury
• É Tudo Tão Simples - Danuza Leão (Ed. Agir)
• O Pequeno Principe - Antoni E.
• Querido Jhon - Nicholas S. (Ed. Novo Conceito)
.Trabalhando com Monstros- Dr.John Clarke
.Quem vende enriquece- Napoleon Hill
. Quem pensa enriquece- Napoleon Hill


Fonte: Revista Herbarium - Adaptação: Déborah G. Vieira de Campos e Lázaro Alecrim

3 comentários:

  1. A leitura para nós é uma viagem cultural é algo que nos faz pensar, ser e agir... É fundamental ter uma vida com leituras, leituras de livros,leituras de vida, leitura de imagens, revistas, vídeos e o mais importante a vida se torna cheia de tecnologias mais a leitura é sempre a mesma divertida, cultural e dinâmica!

    ResponderExcluir
  2. otima dica! ler é crescer e num lugar desses melhor ainda.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo seu comentário, isso nos faz crescer e constatar que nosso projeto pode dar certo!!!!

    ResponderExcluir